17 de junho de 2019

O que eu percebo de futebol

Eu não percebo quase nada de futebol. Não ligo muito ao desporto. Há algumas coisas que não gosto no futebol. Não é do desporto em si, não. Não tenho nada contra jogar futebol e até tenho amigos que são futebol. É um belo desporto e eu jogava muito quando era miúdo. Agora nem consigo correr 3 metros sem ficar a ofegar e com vontade de expelir o almoço.
Mas, do que é que eu não gosto? Por exemplo, das atitudes extremas de muitos adeptos.
-"Não gostas???? Estás a falar mal do futebol e de nós??? Experimenta sair à rua que levas uma carga de porrada, ó palhaço. Parto-te essa boca toda que é para não estares para aí a dizer que somos violentos."

Também não gosto de ver quantidades enormes de dinheiro num desporto em comparação com outras profissões. Não tenho nada contra os jogadores, mas ver alguém que dá toques na bola como profissão ganhar milhões de euros, enquanto um professor, um médico, um bombeiro ou outra pessoa que provavelmente foi crucial para o sucesso desse jogador e só ganhar o ordenado mínimo, há qualquer coisa que não está aqui bem.

A situação que mais me irrita é a importância que a comunicação social dá ao futebol. Um destes dias liguei para um canal de televisão e estavam a falar do Campeonato, liguei para outro e estavam a falar das contratações no Sporting e no outro na corrupção no Benfica. E eram canais generalistas. Tive que mudar para o 24Kitchen, um canal de culinária, para tentar ver qualquer coisa que não seja futebol. O pior é que a cozinheira estava com um cachecol da Seleção. Por isso, desliguei a televisão e fui ouvir heavy metal.

Mas eu não quero descrever só coisas negativas do futebol, nem tão pouco de clubes específicos. Até porque o futebol é dos temas mais sensíveis que há em Portugal. Se queres chamar atenção, fala de futebol. Aliás, eu dou-te as seguintes dicas:
Queres fazer um vídeo viral? Faz um sketch sobre um clube futebol.
Queres fazer uma música de sucesso? Compõe uma música que fale sobre um clube futebol.
Queres receber elogios pela internet? Faz uma piada sobre um clube futebol.
Queres receber insultos e ameaças pela internet? Faz uma piada sobre um clube futebol.
Queres que te deixem em paz? Não faças nada sobre futebol.

Em alturas de campeonatos, é inevitável falar desse desporto. E vê-se muita gente equipada para ver os jogos: com cachecol, smartphone com bateria totalmente carregada e as aplicações Facebook, Instagram e Twitter abertos.

Volto a lembrar. Eu não percebo muito disto. Só para vocês verem, há uns anos anunciaram um  jogo entre o Benfica e o Nacional e eu fiquei confuso porque pensei que o Benfica ia jogar contra a Seleção Nacional.

Há muitas expressões no futebol que não sei o significado mas vou aprendendo aos poucos. Só há pouco tempo é que aprendi as expressões "hat-trick" e "trivela". Mas faz-me confusão. Isto porque, "hat-trick" normalmente é associado a quem marca golo 3 vezes seguidas num jogo.
Já a "trivela" é um tipo de remate executado com a parte exterior do pé. Eu vi isso no jogo Portugal x Irão em que o Quaresma remata e a bola passa por cima dos jogadores.
Pois eu acho que os nomes estão trocados. Esse remate que passa por cima dos jogadores é que se devia chamar "hat-trick". Hat é chapéu e aquilo mais pareceu um chapéu que ele fez ("chapéu" também é uma técnica de futebol, isso eu sabia). Mesmo que a bola não passe por cima dos jogadores, o remate não deixa de ser espetacular parecendo um truque de quem rematou. Trick. Por isso, acho que ficava melhor aí.
E quando se marca golo 3 vezes é que se devia chamar de "trivela". Tri, três.

E as designações oficiais para designar certos elementos do jogo? Por exemplo, nos meus tempos de miúdo eu ouvia a expressão "Fora". Agora oiço "Lançamento de linha lateral". Aliás, eu antes pensava que fora-de-jogo era mesmo quando jogador saía fora do jogo. Do estádio, por exemplo. Ele já ia no parque de estacionamento e tudo.
Em vez de penalty, já ouvi "Remate da marca de 11 metros". Em vez de golo, já ouvi "Finalização".
Qualquer diz, em vez de relatarem um golo desta maneira:
-"Golooooooo..."
Relatam assim:
-"Foi efetuada com sucesso a concretização da finalizaçãoooooooooo..."

Pronto. São estas coisas que me têm feito confusão. Eu sei que me devem estar a chamar de burro, ignorante, que não percebo nada disto e só estou a dizer coisas parvas e que devia estar calado. Pois para quem pensou isso, o que tenho a dizer é: Tens toda a razão.


Sem comentários: