28 de março de 2019

Respostas inúteis a dúvidas

Irrita-me algumas respostas que algumas pessoas me dão quando tenho dúvidas informáticas. Quem é que já não teve uma dúvida informática e recebeu as típicas respostas de "Formata o computador" ou "Compra outro computador". É lógico que formatar é uma solução, mas é a mais básica de todas e devia ser sempre em último caso. E comprar um computador? Se eu tivesse dinheiro para comprar um, acham que estava ali a pedir ajuda para um problema informático? Irrita-me. Mas ainda consigo, muito dificilmente, aceitar quando dizem para formatar ou comprar outro computador, quando é alguém que não percebe de informática ou disse aquilo só porque quis dizer uma piada. O pior é quando essas respostas são dadas por informáticos. Sim, pessoas que estudaram na universidade, trabalham nisso e até têm uma loja. É isso que aprenderam nesses anos todos de universidade? É isso que dizem a todos os clientes?
E quando vou pesquisar soluções na internet, é só respostas destas. É triste e irritante ver que há muita gente cheia de dúvidas informáticas e as respostas são: "Formata o computador", "Compra outro computador", "Atualiza o sistema", "Atualiza os drivers".
E no que diz respeito à área da saúde? Há muitos fóruns de saúde onde as pessoas podem expor as suas dúvidas sobre problemas de saúde que têm e precisam de uma dica no momento. E é igualmente irritante ver que a maior parte das respostas são: "A melhor solução é falar com o médico". Isso sei eu. Então para que é que esses fóruns servem?
Essas pessoas devem ser aquelas que têm a mesma solução idiota para tudo:
-"O meu carro agora anda a fazer barulhos no tubo de escape. Sabes o que possa ser aquilo? Será que há alguma peça que precise ser substituída?"
-"Sei bem o que é isso e tenho a solução para ti."
-"Ai é? Diz."
-"Compra outro carro."

-"E então, vizinho. Tudo bem?"
-"Nem tudo. Apareceu-me umas manchas no teto da sala. Parece humidade. Sabe como poderei eliminar aquilo?"
-"Sei perfeitamente. É simples. Venda a casa e compre outra."

Bem, eu já estou irritado e preciso acalmar-me. Nem vou perguntar qual a melhor forma de acalmar porque já sei que me vão sugerir ir ao hospital falar com o médico.

Sem comentários: