2 de julho de 2018

Os Bancos e as comissões

Cada vez percebo menos o que é um Banco. Eu, na minha inocência, pensava que era um local onde pudéssemos guardar dinheiro. Aliás, é como diz na internet: "Um Banco é uma empresa cuja atividade básica consiste em guardar dinheiro ou valores". Só que não é isso que eu vejo. É que eu guardo lá o dinheiro e aos poucos vou ficando com menos. Isso não é guardar. É roubar. Eu quando guardo dinheiro na carteira e se não mexer nele, passadas algumas horas abro a carteira e está lá o mesmo dinheiro. No Banco não. Dizem eles que são taxas.

As taxas. Quando compramos uma casa através de empréstimo, começamos a pagar entradas, taxas, juros e coisas que não sabemos o que é que são. É com cada sigla mais estranha. Uma vez tirei um extrato bancário e saíram duas folhas, sendo que a primeira era só para as taxas. Olhamos para o extrato bancário e vemos: 150 euros taxa A.V.A., 50 euros juros C.G.T.S.X., 32,50 de H.R.J.T.B.B.F./12. O que é isto? Os bancos até podem estar a gozar connosco que nós não sabemos. Vamos ao banco reclamar:
Eu-"Olhe, desculpe. Vocês debitaram-me 10 euros para taxa do P.E.C. O que é isto?
Funcionário-"P.E.C.? Isso quer dizer Paga e Está Caladinho."
Eu-"Então e L.R.C.P.P.A.? É que foram logo 20 euros."
Funcionário-"L.R.C.P.P.A.? Levantar o Rabo da Cadeira Para Poder Atendê-lo."
Eu-"Ai é? Ok. Então e onde está aqui a taxa do V.P.C.?"
Funcionário-"V.P.C.? Por acaso não conhecemos essa taxa."
Eu-"Conhecem sim. V.P.C. É a taxa do Vai Para C******!!"

Os bancos cobram tudo, até quando queremos liquidar o nosso empréstimo. Isso até devia ser bom para eles, não é? Irmos lá com o dinheiro todo que lhes devemos e pagar tudo. Só que cobram uma taxa. Para quê? Para receber dinheiro. Ou seja, pagamos uma taxa por termos dado dinheiro ao banco. Pagamos para pagar. Foi para isto que foi criado um banco?

E as taxas de manutenção? Lembro-me que tínhamos uma taxa de anuidade e, eventualmente, taxas de manutenção que também era anual. Agora é por mês. Até há bancos a aumentar as taxas, a cobrar mais aos jovens e aos idosos... Na televisão vi um comentador dizer estas frases sobre um determinado banco:
-"...depois de muitos anos voltam aos lucros."
Claro, a inventar taxas também eu consigo ter lucro.
-"...voltou aos lucros mais cedo do que estava previsto."
Eu também posso ter lucro já, se quiseres. Basta pagares uma taxa pelo facto de eu estar a ouvir-te e temos um bom negócio.
-"É uma excelente notícia."
Claro. Dinheiro no bolso dos empresários. Então não?
-"Isto prova três coisas. Primeiro: é uma estratégia bem definida."
Claro que é. Ganhar dinheiro a tirar aos outros e estar dentro da lei é sempre uma estratégia bem definida.
-"Segundo: uma administração competente e eficaz."
Uma boa administração compete tirar dinheiro aos outros e estar dentro da lei com eficácia.
-"Terceiro: isto mostra que os sacrifícios estão a dar resultado."
Pois estão, mas só alguns é que se estão a sacrificar. Os pobres que paguem, não é? Então e o resto?
-"Traz alegria aos trabalhadores e confiança dos portugueses em geral ao banco público."
Confiança? Vai lá à rua perguntar ao povo quem é que confia num banco. Vais ter uma surpresa. Estás muito fora da realidade. Porque é que dizes este tipo de coisas?
-"Sabe porque eu sou suspeito, porque sou amigo dele."
Ah pronto, ok. Está tudo explicado. Pronto. Lucros e tal, não é? Competente e eficaz.

Se a administração é competente e eficaz, porque é que o serviço não o é? Digo isto porque estamos em 2018 e as transferências bancárias ainda demoram dias a chegar à conta. Dias!!! Mesmo quando é feito tudo online. Eu fiz uma transferência bancária para o mesmo banco num Sábado e só chegou Segunda-Feira.
Um funcionário de um banco dir-me-ia-"Os prazos são contabilizados em dias úteis bancários, ou seja, de segunda a sexta."
E porque é que também não pode ser ao fim-de-semana? Os computadores não trabalham ao fim-de-semana? É esse tipo de manutenção que estamos a pagar?
Eu estou a começar a entrar no mundo das criptomoedas e já experimentei fazer câmbios de moedas e transferência para uma carteira digital. Isso tudo demorou menos tempo que eu a escrever esta frase.
Depois, quando fiz transferência desse montante para o meu banco, claro, aí demorou vários dias, porque só pode ser em dias úteis.
Um computador que trata das transferências bancárias diria-"Eu sei que sou um computador, mas não trabalho ao fim de semana. Tenho de ir já para casa ter com a minha mulher, a Windows Vista que está grávida do nosso futuro Windows 11. E o meu mais velho, o Windows 8 apanhou um vírus."

Este novo mundo das criptomoedas vem revolucionar isto tudo. Os bancos estão a par disso e estão cheios de medo. Um dos bancos muito conhecidos durante algum tempo não permitia dinheiro vindo de criptomoedas. Um dos comentários que li na internet sobre esta medida dizia: "Acho bem fazerem isso às criptomoedas. É a atitude correta para proteção contra lavagem de dinheiro e atividades ilegais."
Então e os bancos fazem o quê?

Cá para mim, como os bancos sabem que vão perder muito com este novo tipo de moedas, é aproveitar agora para tirar o máximo de dinheiro que podem das pessoas.

Eu só tenho um banco porque tenho empréstimo imobiliário. Mas estou a vender a minha casa. E estou tão ansioso para vendê-la, chegar ao banco e ter este prazer:
Eu-"Quero fechar a conta."
Funcionário-"Porquê?"
Eu-"Já não tenho empréstimo da casa. Não preciso nada de vocês."
Funcionário-"Mas não precisa de guardar dinheiro, de ter uma poupança?"
Eu-"Poupança? Vocês estão sempre a tirar-me o dinheiro. Onde está a poupança?"
Funcionário-"Mas isso é para custos de manutenção."
Eu-"Por isso mesmo é que quero tirar o dinheiro. Eu faço a minha manutenção. Se é para pagar a alguém, pago-me a mim."
Funcionário-"Então, olhe, fazemos assim. Reduzimos-lhe para metade os custos de manutenção. Que tal?"
Eu-"Continuo a ter de pagar. Não quero."
Funcionário-"Então... fica isento de pagar custos de manutenção."
Eu-"Vocês podem fazer isso?"
Funcionário-"Podemos."
Eu-"ENTÃO PORQUE É QUE NÃO FAZEM PARA TODA A GENTE? É PRECISO FECHAR A CONTA PARA FICAREM À RASCA E FAZER O QUE DEVERIA SER FEITO ANTES?"
Funcionário-"Compreendo. Então fecharemos a conta. Sabe que terá de pagar uma taxa."
Eu-"Claro, só podia ser. Até nisso vocês cobram, estão a ver? Mas não faz mal. Fique lá com o dinheiro da taxa de fecho de conta e tome lá mais um pouco para pagar a taxa de V.P.C."
Funcionário-"V.P.C.?"
Eu-"Sim. V.P.C. É a taxa do Vai Para C******!!"


Versão podcast disponível em:
iTunes - https://itunes.apple.com/pt/podcast/baboseiras/id1291717785
Soundcloud - https://soundcloud.com/baboseiras
Internet Archive - https://archive.org/details/@gustavo_vieira
Rádio Utopia - https://www.radioutopia.pt/shows/baboseiras/

Sem comentários: