3 de julho de 2018

Jogos de azar

Quem de vocês joga no Euromilhões? E no Totoloto? Totobola, Placard, Lotaria Nacional, Lotaria Clássica, Bingo, Raspadinha, Jogo do Bicho, Jogo da Bicha, Keips, Carta da Sorte, Mão Verde, Jogos Que Não Existem E Estou Para Aqui A Inventar?

Há muitos jogos chamados Jogos da Sorte ou Jogos de Azar. Acho que é mais Azar. Há mais gente a perder do que a ganhar. E os mais conhecidos, ou pelo menos os que se ouve falar mais, são o Euromilhões e o Totoloto. Já agora, como é que vocês escolhem os números? Há quem use os dias de aniversário da família, há quem use os números das matrículas que vê na rua ou até há quem escolha os números de maneira a que fique um desenho.
E a periodicidade para se jogar? Há quem jogue todas as semanas e aposte muito dinheiro, há quem aposte pouco, há quem jogue esporadicamente e há quem não jogue porque acha que isso é tudo uma farsa, que há muita tramóia por trás. Eu não sei bem onde me posiciono ainda. Talvez nestas duas últimas opções. Sou como um agnóstico dos jogos de azar. Não acredito que esteja tudo na legalidade, acredito que há muita coisa por trás que não sabemos, mas mesmo assim, de vez em quando jogo um pouco.

Eu às vezes penso que é tudo uma farsa. Que existe um computador que tem o registo de todas as chaves registadas e faz com que a chave premiada seja uma que não tenha sido registada, que é para assim ficarem com o dinheiro por mais 1 semana. Quem é que já não ouviu um familiar ou amigo, ou até mesmo aconteceu a ti, caro leitor, dizer esta frase:
-"Eu registo a mesma chave todas as semanas e nunca me calha nada. Esta semana esqueci-me de registar... e não é que eu teria ganho o 1º prémio?"
De tanto ouvir isto, faz-me pensar realmente que existe esse tal computador que escolhe uma das chaves que não foram registadas.
Diria um responsável pelo jogo-"Mas o sorteio dá em direto na televisão. Está lá para toda a gente ver e não há manipulação."
Dá em direto? Eu sempre que vejo na televisão, está a dizer que foi gravado a uma certa hora. Se dá em direto em algum sítio, eu não sei. E como é que sabes que não há manipulação? A tecnologia tem avançado de tal maneira que já nem se consegue distinguir o que é real e o que é feito por computador. Eu uma vez estive a ver um trailer de um filme, já estava pronto para marcar na agenda para ir ver ao cinema, para no fim reparar que afinal aquilo era a apresentação de um novo jogo de computador. Os jogos estão a ficar mais reais que a realidade. O que é que me diz que a transmissão dos sorteios na tv também não são feitos por computador?
Indignado-"Concordo. Eu também acho que é tudo uma farsa. Aquilo é tudo manipulado."
Responsável-"Não é não. É tudo feito dentro da lei. E além disso, há testemunhas. Tem lá um grupo de auditores independentes responsáveis para ver que não há nada fora da lei."
Indignado-"Se calhar eles são pagos para dizer que correu tudo bem. Há muita corrupção por ali e vou denunciar isso tudo."
Responsável-"Ninguém ali é pago para isso. Não há corrupção."
Indignado-"Há sim, e ninguém me vai fazer mudar de ideia."
Responsável-"E se eu te pagar 5.000 euros? Podes ficar caladinho?"
Indignado-"Não. Vou denunciar isso tudo."
Responsável-"Então e se ficares com o 1º prémio da próxima semana?"
Indignado-"...... Ok. Tens razão. É tudo feito dentro da lei. E além disso, há testemunhas. Tem lá um grupo de auditores independentes responsáveis para ver que não há nada fora da lei."
Essa teoria de ser um computador que escolhe a chave premiada é uma coisa que já vem de há alguns anos e até houve uma série dos Estados Unidos que tratou esse assunto num episódio. Nos anos 90 havia uma série chamada Early Edition (em Portugal chamou-se Edição Especial) em que um jovem recebia sempre o jornal do dia seguinte e descobriu que a empresa responsável pelos jogos usava um computador para, no último minuto, escolher a chave não registada.

Mesmo que seja tudo feito na legalidade, há uma coisa que não acho bem. Porquê tanto dinheiro só para 1 pessoa? Ainda há poucas semanas, o prémio total do Euromilhões era de 138 milhões. Se houver 1 totalista, ele vai ganhar... 138 milh... Epá, eu nem sei o que isso é. A minha imaginação não vai tão longe. E tudo para 1 pessoa. 500 mil euros já seria muito dinheiro e daria para 276 pessoas. Não era melhor? Haveria mais pessoas com muito dinheiro em vez de 1 com uma quantia estúpida.
Responsável-"Pois, mas o jogo não está feito para ser dessa forma."
Então mudem essa forma, caraças! Quem é a pessoa que quer ficar com dinheiro todo? Eu acho que uma pessoa que quer ficar com 138 milhões só para ela, é para se ter medo... muito medo.

Estas são as minhas teorias. E talvez convém acabar com a palavra alegadamente. Isto é tudo alegadamente. Agora tem que ser assim, não é? É preciso muito cuidado. Mas isto são só baboseiras... alegadamente.


Versão podcast disponível em:
iTunes - https://itunes.apple.com/pt/podcast/baboseiras/id1291717785
Soundcloud - https://soundcloud.com/baboseiras
Internet Archive - https://archive.org/details/@gustavo_vieira
Rádio Utopia - https://www.radioutopia.pt/shows/baboseiras/

Sem comentários: