1 de julho de 2018

O Centro de Emprego

Centro de Emprego. Instituto de Emprego e Formação Profissional. O que é que estas duas denominações têm em comum. É a palavra "emprego" que parece não estar lá a fazer nada.
O Centro de Emprego é uma instituição necessária para ajudar a encontrar emprego a quem está desempregado ou à procura do seu primeiro trabalho. Mas não me parece que eles próprios sabem que é essa a função da instituição. Pelo menos essa é minha visão da coisa, pela minha experiência como desempregado.
Quem está inscrito no Centro de Emprego e, principalmente, a receber o subsídio de desemprego, sabe que uma das obrigações que impõem é que façamos uma procura ativa de trabalho. Ou seja, enviar currículos, fazer contactos com as empresas e registar isso tudo como prova. Então, mas não é essa a função do Centro de Emprego?
Isto é a mesma coisa que estares doente, mas para ires ao hospital tens de tu próprio pesquisares o que se passa contigo, fazeres exames médicos e comprares medicamentos por tua conta e risco, que é para depois ires ter com o médico e ele dizer:
Médico-"Ok. É isso. Você tem mesmo essa doença. Pode ir embora."

Isto é praticamente o que me acontece sempre que sou chamado ao Centro de Emprego.
Funcionário-"Ora então, mostre lá as suas provas de procura de Emprego. Ora vejamos... Humm.. humm... sim.... Ok. Procurou, enviou currículos, fez contactos e foi à entrevista. Ok. Pode ir embora."
Eu-"Então, mas... e os senhores? Não me conseguem arranjar um emprego?"
Funcionário-"Nós? Ahahahah... Nós não fazemos isso."
Eu-"Então, mas isto é um Centro de Emprego. Vocês fazem o quê aqui?
Funcionário-"Nós... ahmm.. Oh Ermelinda. O que é que fazemos aqui?"
Ermelinda-"Não sei. Olha, eu agora vou à casa de banho fazer cocó."
Funcionário-"Ahahah. Pois é... Eu também faço muito isso aqui. Bom. Pode ir embora."

Outra situação ridícula. Uma vez fui chamado para uma conversa com uma orientadora. A senhora que me atendeu (muito simpática), ficou curiosa quando lhe falei em trabalhos de locução que eu queria fazer, no qual ela me perguntou como podia fazer trabalhos nesse ramo e eu até lhe dei indicações. Ou seja, eu é que dei contactos de emprego à funcionária do Centro de Emprego. Fiz mais em 2 minutos por eles que eles por mim em 4 anos.
Sim, porque em 4 anos de desemprego, só me chamaram 1 vez para me dar contactos de emprego. E deram-me somente 2 contactos!!! Dois!!! E desses 2 contactos, um deles nem tinha muito a ver com a minha área de trabalho e o outro só tinha um email... que já não existia.

E quando somos chamados em grupo para uma sala para nos serem apresentados cursos de formação? Essa é outra situação hilariante. Fui chamado 2 vezes no espaço de 3 meses. Houve pessoas que foram chamadas 2 vezes na mesma semana e houve até quem já tivesse arranjado emprego. Quando perguntaram à funcionária o porquê dessas pessoas terem sido chamadas, ela respondeu:
Funcionária-"Pois, não sei. O computador é que escolhe as pessoas aleatoriamente. Pode acontecer."
Ou seja, até nisso elas não mexem um dedinho para fazer. É um computador que faz.
Funcionária-"Epá, agora estar a escolher pessoas para uma reunião sobre cursos... ter de ver quem já foi chamado... Epá, o computador que faça isso. Agora estou aqui a trabalhar é?"

Mais uma vez, estou a contar a minha experiência. Espero que haja muita gente que tenha beneficiado com o Centro de Emprego e que eles trabalhem mesmo. E se calhar alguém do Centro de Emprego está ouvir isto e a ficar irritado. Mas também, o que é que me podem fazer? Não me arranjarem emprego? Isso já acontece.




Versão podcast disponível em:
iTunes - https://itunes.apple.com/pt/podcast/baboseiras/id1291717785
Soundcloud - https://soundcloud.com/baboseiras
Internet Archive - https://archive.org/details/@gustavo_vieira
Rádio Utopia - https://www.radioutopia.pt/shows/baboseiras/

Sem comentários: