19 de abril de 2019

Campeonatos de Futebol

Eu adoro as épocas em que há grandes campeonatos de futebol, como o Europeu e o Mundial. Como costuma acontecer no tempo do calor, dá para ir à praia nas calmas. Fico com a praia só para mim. É um espetáculo.

Também gosto de ir para o computador quando está a dar esses campeonatos. A internet fica rápida. Está tudo a ver o jogo. Quer dizer, nem tudo. Há muita gente que faz o relato do que está a ver pelo Twitter e pelo Facebook, o que me faz alguma confusão. Como é que conseguem ver o jogo e publicar artigos ao mesmo tempo? Se calhar sou só eu que sou velho e não consigo fazer tanta coisa ao mesmo tempo. Durante o jogo ainda vão aparecendo algumas publicações, mas depois do jogo, é o descalabro total. Uma vez, instalei um programa para remover publicações que falassem sobre futebol. O meu Facebook ficou em branco.

Confesso que não sou grande apreciador de futebol, mas gosto de ver esses grandes campeonatos. Há coisas muito giras que acontecem pelo mundo, como por exemplo, a moda que se aderiu de pendurar a bandeira na varanda para apoiar a sua seleção. Eu estive em alguns países e vi isso tudo. Na Alemanha, havia muitas bandeiras nas varandas. Bandeira da Alemanha, outra da Alemanha, ao lado mais outra da Alemanha... No Brasil, tantas bandeiras também. Brasil, outra do Brasil, ao lado outra do Brasil... E em Portugal? Tanta bandeira também: Nigéria,  Brasil, Croácia, Brasil, Senegal, Espanha, Brasil... E as que vi de Portugal foram compradas na Loja do Chinês.

Uma coisa que me irrita profundamente são as perguntas dos jornalistas ao pessoal que vai assistir ao jogo. Não sei em que escola andaram, mas as perguntas dos jornalistas são das mais básicas e parvas que já vi em toda a minha vida.
-"Vai ver o jogo? Acha que Portugal vai ganhar?"
Mas o que é isto? São pagos para perguntas destas?
Qualquer dia temos jornalistas a fazer perguntas como:
-"O senhor está aqui, não está? Então, a bola hoje está redonda, não é? O que acha de respirar dentro do estádio?"

O futebol é um desporto emocionante, mas confesso que aborrece-me um bocado. Gostava que acontecessem coisas diferentes para surpreender mais as pessoas. Coisas que gostava de ver num jogo de futebol:
-o árbitro atirar a moeda ao ar... e perdê-la,
-haver uma substituição logo que o árbitro apite o início da partida,
-o guarda-redes agarrar na bola, voltar atrás e marcar na própria baliza... várias vezes,
-ao efetuar o lançamento de linha lateral, o jogador correr ao longo do campo sempre com a bola nas mãos,
-os jogadores fazerem o sinal da cruz e rezarem um terço inteiro antes de marcarem penalty,
-a bola ter a mesma cor que o relvado.

Sem comentários: