6 de abril de 2018

Toques de telemóvel

Num telemóvel, há duas formas de saber que se está a receber uma chamada. Ou através do toque ou através da vibração. Há quem coloque o telemóvel preparado para tocar quando há uma chamada e há quem coloque no silêncio e a vibrar, também para saber que se está a receber uma chamada mas está num sítio em que é preciso silêncio. Pois, mas há quem não saiba nada disso e deixa a porcaria do toque do telemóvel ligado seja em que situação for. É que há situações em que as pessoas deviam colocar o telemóvel em silêncio e não colocam. Principalmente quando estão em público. Ou então se o telemóvel estiver em silêncio, pelo menos que o tenham à mão quando aquilo toca. Senão acontecem cenas ridículas como esta que já vi várias vezes no comboio:
Uma pessoa sentada no comboio. Toca o telemóvel num toque polifónico à anos 90, muito abafado não se sabe de onde. A pessoa não se mexe. Passados 2 ou 3 toques é que a pessoa apercebe-se de que é o seu telemóvel que está a tocar. Procura nos bolsos do casaco, das calças, depois na mochila... Finalmente encontra. Pega no telemóvel, já a tocar com alto volume. Atende. "Estou? Ah sim, está bem. Tchau."
Tanto tempo a poluir o ambiente com aquele ruído irritante para depois falar durante 2 segundos. Era atirar o telemóvel pelo comboio fora. Mas a pessoa ia primeiro.

Felizmente que nestes dias já quase ninguém tem esse tipo de toques polifónicos. Quer dizer, felizmente, não sei, porque agora os toques são músicas e não sei se é pior. Já trabalhei em escritórios onde certos colegas quando saem da sua secretária teimam em deixar o telemóvel na mesa ligado no máximo e temos de aturar aquela música aos berros.
O telemóvel toca com uma música muito alta.
Eu-"ONDE É QUE ESTÁ O FLÁVIO? NINGUÉM SABE? É O TELEMÓVEL DELE QUE ESTÁ A TOCAR... HÃ? O QUÊ? NÃO OIÇO... O FLÁVIO!!! CHAMA O FLÁVIO... ONDE É QUE ESSE GAJO ESTÁ, PÁ? O FLÁVIO!!! FLÁVIO!!!!"
Entretanto, o telemóvel pára de tocar e lá vem ele descansadinho sem saber o que se passou. Pega no telemóvel e diz:
Flávio-"O meu telemóvel tocou?"
E é aí que eu começo a imaginar abrir a minha gaveta da secretária, tirar de lá um martelo e partir aquele telemóvel bem partidinho e espalhar as cinzas pelos cantos da empresa. Pelo menos já não fala mais ao telemóvel. Quer dizer, nos dias que correm, o telemóvel raramente serve para falar. Cada vez mais os telemóveis dão para fazer muita coisa e, por acaso, até dão para falar. Tem lá uma aplicaçãozinha que dá para isso, mas muita gente nem deve saber. Aliás, os miúdos até compram os telemóveis para jogar e muitos deles nem sabem que aquilo é um telemóvel, pensam que é uma consola de jogos. Deve ser uma bela surpresa quando recebem uma chamada.
O rapaz está a jogar muito divertido no telemóvel. Nisto toca o telemóvel e ouve:
Voz-"Estou? Estou sim?"
Rapaz-"Mãe....Mãe...A consola está a falar!!!! Tenho medo!!!!!"

Para terminar este texto sobre telemóveis, tenho uma pergunta sobre algo que reparei:
"Porque é que quando começamos a falar ao telemóvel, levantamo-nos e começamos a andar de um lado para o outro?"
É mais uma baboseira para pensar.



Versão podcast disponível em:
iTunes - https://itunes.apple.com/pt/podcast/baboseiras/id1291717785
Soundcloud - https://soundcloud.com/baboseiras
Internet Archive - https://archive.org/details/@gustavo_vieira
Rádio Utopia - https://www.radioutopia.pt/shows/baboseiras/

Sem comentários: