22 de abril de 2018

Preços dos transportes públicos

Um dos transportes que eu uso é o Metro de Lisboa. O preço do bilhete é de €1,45, ou pelo menos era da última vez que o comprei, não sei se já subiu outra vez. Só que eu lembro-me perfeitamente, não há muito tempo, quando o bilhete do metro era à volta dos 80 cêntimos. Então porque raio é que subiu para o dobro do preço? É porque antes, para andares de metro, pagavas realmente 80 cêntimos, mas depois se quisesses andar no autocarro da Carris, pagavas mais um pouco. Agora o preço é de €1,45 porque engloba o Metro e o autocarro. Mas então e se eu não quiser andar de autocarro?
-"Pois, mas o preço é para andar nesses transportes. Se não usar, isso é problema seu." - diria algum responsável do Metro.
Mas isto é assim? E ninguém acha isto um roubo? Isto é mesmo uma grande forma que arranjaram para tirar mais dinheiro à malta. Não me surpreenda que, qualquer dia, aconteça isto.
Eu-"Um bilhete para o metro, se faz favor."
Bilheteira-"€700,45."
Eu-"Quê? €700,45???"
Bilheteira-"Sim. Porque engloba metro de Lisboa, autocarro da Carris, comboio da CP e Fertagus, táxi, Uber, Tuktuk e avião até à Republica Dominicana."
Eu-"Isso tudo para quê? Eu só quero ir até Entrecampos."
Bilheteira-"Pois, mas o preço é para andar nesses transportes. Se não usar, isso é problema seu."

Andar de transportes públicos está cada vez mais caro. Mas é necessário para andar em Lisboa, porque a Câmara está a reduzir os acessos aos carros. O que até nem acho mal, por causa da poluição, para haver mais espaços verdes e até mais espaço para se fazer barracas de sumos de fruta gourmet. E apelam ao uso de transportes públicos. Isso também seria bom se houvessem transportes públicos a qualquer hora. Lisboa cada vez mais é uma cidade para se sair à noite e ir ver espectáculos. Quem é que consegue ir a Lisboa vindo, por exemplo, da Margem Sul, ver um show ou ir a um bar se depois o último metro é à 01h00 e o comboio da ponte à 01h30? Ficamos na rua à espera do próximo transporte que é às 06h00? E depois dizem que não se pode mijar na rua. Custa alguma coisa colocarem por exemplo 1 transporte de hora a hora de madrugada? Das 01h00 às 02h00, outro às 03h00, 04h00, 05h00 e depois retomar o horário normal, por exemplo. Assim como é que querem que não levemos o carro? Ah, e depende do carro, porque carros antigos não podem circular em certos locais. Já estou a prever a próxima medida da Câmara de Lisboa:
-"Este ano vamos apoiar a cultura em Lisboa. Todos os dias iremos ter espectáculos a preços bastante acessíveis. Venham à nossa cidade. Apelamos a todos assistirem aos espectáculos. Começarão às 21h00 e poderão terminar às 02h00 onde poderá desfrutar da noite lisboeta. Por estarmos a proteger o ambiente e a cidade, quem vier de automóvel só poderá usar 1 estrada sinalizada para o efeito. No entanto, só poderão circular automóveis cinzentos de 5 lugares a gasóleo, com idade de fabrico até 5 anos. Se vier de mota, só poderão circular as que sejam pintadas de origem. Bicicletas são aceites, desde que não usem aquela campainha irritante. Por esse facto, apelamos que usem os nossos transportes públicos que funcionarão até às dez da noite. O preço de cada bilhete de transporte é de €700,45."



Sem comentários: