18 de janeiro de 2018

Cortar cebola

Tenho casa própria já faz uns 12 anos. Comprei-a eu mesmo. Quer dizer, o banco é que me comprou e eu estou a pagar ao banco 3 vezes mais o valor que a casa foi vendida e a casa não é propriamente minha neste caso, mas isso é outra história e uma irritação que não me apetece ter agora. Mas comprar casa é uma coisa que todos temos de o fazer mais cedo ou mais tarde. Quer dizer, não temos, mas é bom ter o nosso próprio espaço. E eu tenho o meu. E sentimos uma grande diferença de quando vivíamos em casa dos pais e agora na nossa própria casa. Principalmente quando se vive sozinho, como é o meu caso. Por exemplo, desde que comprei casa, tem aumentado o número de queimaduras nas minhas mãos. É que tive de aprender a cozinhar. Já sei fazer uns pratos mas ainda é uma grande aventura sempre que entro naquele cubículo a que eu chamo de Espaço da Comédia. Deito mais comida para o chão que um criador de porcos quando entra na pocilga. Não ficava surpreendido se na minha cozinha começassem a nascer melancias ou legumes no chão.
Mas eu até gosto de cozinhar. Já sei utilizar todos os alimentos... excepto um. A cebola. Pois é. A cebola é má e traiçoeira. A primeira vez que fui cortar cebola fiquei com um tal ardor nos olhos que parecia que estava no meio de uma manifestação contra o Governo e tinham atirado com gás lacrimogénio. Por acaso, essa é uma situação que não gostaria nada que acontecesse. Ou até parecia que estava no meio de um concerto do Justin Bieber e que tinham atirado com gás lacrimogénio. Por acaso, essa é uma situação que gostaria bastante que acontecesse. Mas sem eu estar lá. Alguma vez eu iria estar num concerto do Justin Bieber? Bem, se me pagassem bem, porque não? Os tampões para os ouvidos até nem são caros.
Mas pronto, é isso que a cebola faz aos olhos. É lágrimas e lágrimas que davam para encher uma barragem. Por isso, o que é que eu um dia decidi experimentar quando fui cortar cebola? Colocar óculos de sol. Como protege os olhos, talvez resultasse. E lá estive eu a cortar. Só que o ar da cebola começou a entrar por cima e por baixo das lentes. Não resultou. Chorei mais que uma comadre quando assiste ao final de uma novela. Decidi então implementar a solução final: colocar óculos de natação. E resultou. Como estava a gostar do visual, até calcei umas barbatanas e coloquei o tubo de respiração também. Fiquei contente quando acabei de cortar a cebola e não me aconteceu nada. Só que logo a seguir quando tirei os óculos de natação, lá veio o ardor. É que eu não sabia que a porcaria do efeito da cebola ainda durava largos minutos mesmo depois de cortada. É lixada a cebola. Mas depois passou e lá fiz a minha comida.

Eu gosto do cheiro da comida. Há alimentos que têm um cheirinho agradável. O meu preferido é o do chouriço assado. Nada como usar aquele recipiente de barro, colocar álcool etílico e incendiar o chouriço. Passados alguns segundos, vem um cheirinho tão bom, que eu até uso para perfumar a casa. É que, de vez em quando, para eliminar odores da casa, é preciso usar um ambientador, queimar uma vela perfumada ou um incenso. Eu prefiro queimar um chouriço. Eu acho que deviam inventar incenso de chouriço. Ou perfume essência de gasolina. Sim, porque, sou daquelas pessoas que gosta do cheiro da gasolina. E é aproveitar agora enquanto cheirar combustível ainda é grátis.



Versão podcast disponível em:
iTunes - https://itunes.apple.com/pt/podcast/baboseiras/id1291717785
Soundcloud - https://soundcloud.com/baboseiras
Internet Archive - https://archive.org/details/@gustavo_vieira
Rádio Utopia - https://www.radioutopia.pt/shows/baboseiras/


Sem comentários: