25 de janeiro de 2018

Conversa com um extraterrestre

Esta semana tive um encontro com um extraterrestre que veio saber algumas informações sobre este planeta, nomeadamente sobre a forma como nos deslocamos. Tivemos uma conversa elucidativa e eu registei esse nosso encontro. Sim, está bem, não estás a acreditar que isto aconteceu, mas faz de conta que sim, só para efeitos de esta rubrica fazer algum sentido... ou não. Aqui vai a conversa:

ET-"Olá, terrestre."
Eu-"Olá. Está tudo bem?"
ET-"Ah, vai-se andado. Tenho uma dor na antena esquerda e tal... De resto 'tá-se bem. Olha, isto é o planeta Terra, não é?"
Eu-"Por enquanto é. E estás num país chamado Portugal."
ET-"Ok. Tenho estudado a vossa raça mas tenho umas dúvidas. Como é que vocês fazem para se deslocar para grandes distâncias sempre que querem?"
Eu-"Fazemos através de um veículo de transporte que chamamos de automóvel ou carro."
ET-"Então neste planeta todos têm um carro."
Eu-"Não têm não. Quem quiser, tem de comprar. O preço é alto e precisamos de trabalhar durante muito tempo para conseguir comprar um."
ET-"Ai é? Mas, logo que tenham esse carro já se podem deslocar."
Eu-"Ainda não. O carro não anda sozinho. Precisa de combustível para andar. E para isso temos de gastar dinheiro para abastecer o carro."
ET-"Ah, ok. Depois é só ligar e viajar."
Eu-"Não. Temos de pagar a umas pessoas para inspecionar o carro para ver se está bom para andar."
ET-"Ok. Inspeciona-se uma vez e já está, não é?"
Eu-"Não. Temos de fazer isso todos os anos."
ET-"Mesmo se o carro estiver igual como no ano passado ou nem andou?"
Eu-"Sim."
ET-"Mas depois podem andar com o carro, não podem?"
Eu-"Não. Temos de gastar dinheiro num seguro, para o caso de acontecer algum acidente ou roubo ou outra coisa."
ET-"Mas, e se nunca acontecer acidentes?"
Eu-"Pagamos na mesma."
ET-"Epá, tanta coisa... Mas depois, finalmente, podem andar livremente com o carro?"
Eu-"Não. Temos também de gastar dinheiro num imposto de circulação."
ET-"Imposto de circulação? O que é isso?"
Eu-"Por outras palavras, temos de pagar para andar com o carro."
ET-"Então, mas já gastaram dinheiro no carro, na gasolina, na inspeção e no seguro. Isso já não chega para andar?"
Eu-"Não. Isso só serve para podermos ter o carro. Se queremos andar na rua, temos de pagar."
ET-"É só pagar, é só pagar... Então pronto. Com isso pago, já podem andar em qualquer lado, não é?"
Eu-"Não. Se entramos numa ponte, numa auto-estrada, num via-rápida ou numa estrada nova, pagamos uma portagem."
ET-"Porra! Mais vale ter o carro parado então. Assim não pagam mais nada."
Eu-"Pagamos sim. Pagamos estacionamento."
ET-"Epá, que porcaria! O vosso planeta é só leis e taxas e dinheiro. Não quero ficar aqui. Vou mas é para a minha nave e regressar ao meu planeta."
Eu-"Não podes. A EMEL bloqueou-te a nave. Tens primeiro de pagar a multa."



Versão podcast disponível em:
iTunes - https://itunes.apple.com/pt/podcast/baboseiras/id1291717785
Soundcloud - https://soundcloud.com/baboseiras
Internet Archive - https://archive.org/details/@gustavo_vieira
Rádio Utopia - https://www.radioutopia.pt/shows/baboseiras/

1 comentário:

Patife disse...

É por essas e por outras que o Patife anda sempre a pé. De cabra. ;)