11 de novembro de 2017

O podcast Baboseiras

Decidi criar um podcast de nome "Baboseiras". E que raio de coisa é esta de Baboseiras? Sim, estou mesmo a perguntar-vos, porque eu ainda nem sei bem o que é isto. Quer dizer, saber sei, mas ainda não sei o que vai resultar daqui. Para já, posso dizer que é um espaço onde falo sobre coisas do dia-a-dia, irritações, desabafos, teorias da conspiração, piadas, sketches, álcool e o que mais me apetecer. Por acaso até me apetecia agora um copinho de vinho tinto. Se bem que apetece-me sempre isso.

Escolhi o nome "Baboseiras" porquê? Para já porque "baboseira" significa: "dizer algo disparatado; tolice; asneira; estupidez". E é esse mesmo o tipo de coisas que acontece no podcast.
A outra razão é que, nesse ano longínquo de 2006, numa altura em que o que estava a dar era blogs, eu também decidi criar um para falar sobre coisas e dei precisamente esse nome: Baboseiras. A minha primeira publicação nesse blog foi a 21 de Outubro de 2006 e vou aqui presentear-vos com essa publicação que foi o começo de muita coisa. Na verdade, não foi começo de nada, mas achei bonito dizer. Aqui vai: a primeira publicação no meu blog Baboseiras a 21 de Outubro de 2006: "Em Portugal, estatísticas dizem que cada família possui cerca de 2 a 3 automóveis. Nas telecomunicações, existem mais telemóveis que pessoas. O campo da informática e internet não fica atrás, visto que, cada cibernauta possui mais blogs do que roupa interior.
Para não ficar atrás e, como se já não bastasse escrever em 2 blogs (e ter 2 peças de roupa interior), aqui crio o meu “projecto a solo”. Um sitio onde posso dizer todas as baboseiras que me passam pela cabeça e outras que passam ao lado mas que consegui apanhar.
Em suma: mais um blog para ocupar espaço na internet e fazer perder o tempo a quem o lê.
Antes de terminar o post, vou apresentar-me. Sou o Gustavo Vieira, venho da zona da Amora, Margem Sul. Para quem não sabe onde isso fica, é onde vão parar os carros roubados."

E foi este o texto. E para este espaço que começou podia-se usar o mesmo texto, mas substituindo a palavra blog por podcast. Porque 10 anos depois, praticamente deixou-se de escrever blogs para se gravar podcasts.
E na verdade ainda nem sei bem como vai ser este "Baboseiras". Poderá ser um podcast, uma espécie de blog ou Twitter em versão audio, uma rubrica de rádio, ou na volta, um ficheiro de audio guardado no meu computador em que só eu falo e ninguém esteja a ouvir.
Nem sei se vai ter música de fundo, talvez tenha alguns uns efeitos sonoros... não sei. Mas se tudo estiver a correr bem, alguns de vocês conseguirão ouvir o podcast através do iTunes, outros através da Rádio Utopia e outros sacado num qualquer site russo agregador de podcasts. Ficaria contente. Sabes que atingiste o sucesso quando tens o teu podcast num site russo agregador de podcasts sem tu saberes.

Bom, antes de terminar esta descrição do podcast, vou-me apresentar melhor para quem ainda não me conhece. O meu nome é Gustavo Vieira, sou comediante e músico. Ou seja, sou desempregado. Também faço outras coisas como locuções, dobragens, podcasts, programas de rádio, mas praticamente tudo de borla. Pode-se dizer que eu sou literalmente um freelancer, ou seja, traduzindo: alguém que se lança para coisas gratuitamente.
Muitos desses trabalhos, podem encontrar no meu site em http://www.gustavovieira.com, no Facebook, Youtube, Soundcloud e até no MySpace, vejam só. Acho que ainda há qualquer coisa no Hi5 mas não sei porque não vou lá há anos.
Moro na Margem Sul. Ok, moro na Torre da Marinha mas antes era da Amora, pronto. Tem que se dizer as localidades. É curioso que há pessoal que menciona uma área abrangente para dizer onde mora. Porque há quem diga, e muito bem, que é de Lisboa, ou do Porto, ou de Coimbra. Mas o pessoal daqui diz que é da Margem Sul. Margem Sul é muito grande. Mas Margem Sul onde? Almada? Seixal? Setúbal? É como os que dizem que são do Algarve. Até parece que temos algo a esconder. Bem, aqui na Margem Sul muita gente tem algo a esconder. Como droga e armas. E dizer que se é da Margem Sul tem outro estatuto. Mete mais respeito. Acho eu. Ou então isto sou só eu que digo baboseiras.



Versão podcast disponível em:

Sem comentários: