15 de novembro de 2017

As 4 horas da manhã

Neste momento que estou a escrever este artigo são precisamente... bem, não vale a pena dizer que horas são, porque não interessa e cada pessoa vai ler isto a horas diferentes. Talvez estejas a ler isto por volta das 9 da manhã acabado de chegar ao trabalho, ou às 7 da tarde acabado de chegar a casa, ou às 11 da noite cansado e lixado porque amanhã é dia de trabalho. Ou outra hora qualquer. O dia tem 24 horas, excepto quando estás de férias, que aí parece ter 8 horas. Mas, seja a que horas estiveres a ler isto, muito provavelmente não são 4 da manhã. As 4 da manhã são uma hora um bocado estúpida para se estar a fazer alguma coisa, não é? Principalmente estar na rua. Quem é que está fora de casa às 4 da manhã?
Quando vemos pessoas na rua às 2 ou 3 da manhã, ainda se percebe porquê. Podem ser pessoas que ainda estão a sair das discotecas, dos concertos ou dos bares de alterne.
Se virmos pessoas na rua às 5 da manhã também podem ser pessoas que estão a ir para o trabalho,
porque há aqueles trabalhos que se começa cedo, como limpezas em discotecas, em locais de concertos ou em bares de alterne.
Agora, estar às 4 da manhã na rua já não dá para perceber. Quem é que está a fazer seja lá o que for a essa hora? Uma vez vi duas pessoas terem uma conversa normal às 4 da manhã. Mas alguém consegue sequer conversar a essa hora? E será que ainda não foram a casa porque estiveram no bar ou acordaram àquela hora? E o que há de tão importante que não possa ser feito de dia? Não se percebe e isso deixa-me confuso!
Se calhar deves estar a perguntar: "Se tu viste essas pessoas, é porque também estavas na rua às 4 da manhã." E eu respondo: "Estava e senti-me muito estúpido."

Já agora, outro assunto sobre as horas. Porque é que será que, por exemplo, quando são 4 horas da tarde dizemos somente que são 4 horas, mas quando são 4 da manhã dizemos que são 4 "da manhã"??? Não será lógico que é de madrugada ou manhã? Será preciso salientar isso? E é só a madrugada que tem direito a que se refira esse facto? A tarde não? Por exemplo, quando se recebe telefonemas a essas horas:
(toca o telefone)
Pessoa 1-"Sim?"
Pessoa 2-"Estou? Olha, preciso falar contigo."
Pessoa 1-"Epá. Porque é que estás a ligar a estas horas? Já viste que horas são? São 4 da manhã."
Pessoa 2-"A sério? Da manhã? Pensei que já era de tarde. Aliás, como está escuro, pensei que era de dia mas que estava na Islândia. Sim, é que lá são 6 meses de dia e 6 meses de noite. Por isso, ainda bem que disseste que era manhã, porque assim ficava sem saber onde estava e..."
Pessoa 1-"Epá, cala-te!!!"



Versão podcast disponível em:
iTunes - https://itunes.apple.com/pt/podcast/baboseiras/id1291717785
Soundcloud - https://soundcloud.com/baboseiras
Internet Archive - https://archive.org/details/@gustavo_vieira
Rádio Utopia - https://www.radioutopia.pt/shows/baboseiras/

Sem comentários: