24 de novembro de 2012

Sugestões para o Metro da Margem Sul

A MTS (Metro Transportes do Sul) veio trazer 2 novidades à Margem Sul há anos atrás: um metropolitano para servir a área (sim, porque um deserto também pode ter um metro) e o facto de ser de superfície, visto que a maior parte das pessoas está habituada a que um metropolitano seja subterrâneo. O facto de ser superfície, apesar das pessoas chamarem ao transporte de comboio ou eléctrico, é mais agradável em viagem e mais acessível. Mas traz uma desvantagem: acidentes.
Muitos já devem ter presenciado um atropelamento, um choque com carros, ou outro acidente similar. Em parte, a culpa pode ser dos peões e dos automobilistas que, muitas vezes, não prestam atenção aos sinais de aproximação do metro ou ainda não se habituaram à passagem do mesmo por estar tão descoberto. Mas, quanto a mim, a maior culpa é de algo que está no metro. Não é o transporte em si, porque é muito confortável, bem apresentado e seguro. Nem é dos maquinistas, que são muito competentes e de confiança (conheço pessoalmente alguns deles). A culpa é: da buzina (não sei se é esse o termo, mas vamos chamá-lo assim).
Meus amigos da MTS, que raio de buzina é aquela? "Trrrim trrimm"?? Mas o que é aquilo? Vocês têm um metro, não uma bicicleta. Muitas vezes vejo o maquinista a buzinar para o carro sair da frente da linha e o condutor não sai. Mas é claro... Ele só ouve uma campainha! Ele deve estar a pensar: "Porra, mas estes putos não param de andar de bicicleta na estrada. Chatos!!!"
Além disso, numa altura em que estamos perto do Natal, esse som passa muito mais despercebido. Na rua só se ouve música de Natal e chocalhos. Com uma campainha dessas, os peões vão pensar que há mais uma campanha de Natal a decorrer nas ruas.
Se querem que as pessoas saiam da frente, mudem a buzina. Dou 3 sugestões:
-buzina igual a de um carro: toda a gente identifica esse som e sabe muito bem que é para sair da frente.
-buzina de um barco: muito mais potente e mais eficaz para os mais distraídos. Susto na certa.
-buzina com uma voz que grite "AUDITORIA FISCAL". 100% certo que as pessoas fugirão a 7 pés e deixarão o caminho livre.

Sem comentários: