1 de outubro de 2017

Como publicar podcast para o iTunes

Queres saber como colocar um podcast audio no iTunes? Há várias formas, mas eu explico como eu fiz.
Primeiro é preciso alojá-lo na internet. Pode-se colocar num alojamento próprio ou em vários sites que fazem isso, como o Soundcloud, Mixcloud, Internet Archive, Podomatic, Libsyn... Enfim, há muitos por aí, é só pesquisar. Eu escolhi o Internet Archive.



O passo seguinte é criar um RSS Feed, que é um ficheiro que vai fazer a ligação entre os teus podcasts e o iTunes. Há sites que fazem isso automaticamente, mas eu preferi fazer manualmente, criando um ficheiro xml. A Apple até tem modelos de ficheiros para usares.



Depois é preciso criar uma imagem que vai fazer de capa ao podcast. Tem que ter no mínimo 1400 por 1400 pixeis e no máximo 3000 por 3000.



Agora é colocar tudo online. Eu pus a imagem e o feed num alojamento que tenho.



Convém testar a ver se está tudo bem.



 Há que ver como está o feed e aqui usei também um site que vê se o feed está sem erros.



Agora é ir ao iTunes e escolher a opção "Enviar podcast".



Fazer o login.



Colocar o endereço do feed.



Ver se está tudo ok. E enviar.



E está feito. Agora é aguardar a aprovação pela Apple e, caso seja aprovado, o podcast fica online no iTunes.



Aqui está também um vídeo onde explico isso tudo:



Sem comentários: