6 de janeiro de 2013

Portugal está doente

Doentes chegam nas ambulâncias e em carros particulares. Os quartos do hospital já estão cheios de doentes. Já não há lugar. Improvisa-se. Têm de permanecer nas macas e a sua estadia será nos corredores das urgências.
Chegam mais doentes. Têm de ficar mais juntos para haver mais espaço de mobilidade para os profissionais da saúde.
Pessoas saem do elevador e têm de desviar-se porque há macas com doentes mesmo ao pé da porta. As enfermeiras têm que fazer uma pequena ginástica e alguns desvios para irem tratar de um doente em específico.
Os corredores enchem-se cada vez mais com doentes de todo o tipo. Doentes com infecções pulmonares, doentes com dores abdominais, doentes com viroses... Ficam todos juntos, em grupo, sem divisões.
Os doentes precisam de repouso. Mas têm de ficar num corredor iluminado, movimentado, barulhento. Ouvem-se gritos de dor. Não se dorme.
Os suportes para o soro escasseiam. Um suporte vai ter de ser usado em 2 doentes.

Será isto uma descrição de um hospital do Terceiro Mundo? Não. Será um argumento de uma cena de um filme de guerra passado num hospital militar? Não. É a descrição do que se passa no Hospital Garcia de Orta. Talvez noutros hospitais também, mas não posso falar pelos outros porque não estive lá. É esta a situação.
Mérito para os doutores, enfermeiros e restante equipa que lá trabalha que, a muito custo, tentam ao máximo trabalhar nestas condições. A culpa não é deles.
É dessa corja de engravatados ladrões que se dizem governantes.
Se me perguntarem uma das minhas memórias de juventude, é o facto de falarem em construir um hospital no Seixal.
-"Construir um Hospital no Seixal? Já há um em Almada que chega para todos." - pensa um desses ladrões enquanto come uma lagosta num restaurante de alto nível, pago pelo povo.
Não se pode desejar o mesmo a esses indivíduos, porque nunca usarão um hospital desses. O dinheiro que roubam ao povo dá lugar aos melhores hospitais do mundo, seja em que país for.
Portugal está doente. E o governo é o virus.


Sem comentários: