30 de outubro de 2012

Sonhos lúcidos

Sonhos lúcidos. Uma expressão que, confesso, não conhecia até há bem pouco tempo mas que descreve o que eu tenho há muitos anos. É um mistério. E é engraçado.

Para quem não sabe, sonhos lúcidos é quando nós sonhamos e temos a percepção de que estamos a sonhar. Não é muito usual. Quando sonhamos, pensamos sempre que nos está a acontecer determinada situação na realidade. Só quando acordamos é que reparamos que afinal era um sonho. Eu, muitas das vezes, sei que estou dentro de um sonho. E faço o que me apetece. Consigo controlá-lo como bem entender.
As primeiras vezes de que me lembro de ter a percepção de estar a sonhar foi quando tinha pesadelos ou quando acordava de repente porque acontecia algo de repentino no sonho. Por exemplo, cair do cimo de um prédio, afogar-se ou quando um ataque de um cão. Quando algumas dessas situações acontecia, comecei a notar que acordava de repente. A partir daí, quando sonhava e o próprio sonho não estava a ser do meu agrado, dava por mim a encontrar um precipício para me atirar ou algo para ir de encontro com violência. Parece estranho, mas era tudo para eu acordar. E resultava. E estava tudo bem porque, eu já sabia que era um sonho.

Ter sonhos lúcidos dá-me a oportunidade de estudar alguns aspectos do sonho. Por exemplo, li algures que muitas pessoas sonham a preto e branco. Talvez por não se lembrarem das cores quando acordavam ou outros aspectos. Num desses sonhos, cheguei a lembrar-me dessa afirmação e pus-me a constatar que estava a sonhar a cores. Passei o tempo a observar as cores e a questionar tal afirmação.

Outro aspecto que achei curioso era as pessoas que entravam no meu sonho. Por vezes sonhava que passeava numa rua movimentada cheia de pessoas. Se os sonhos vêm da minha consciência, o meu cérebro é que produz, de onde vinha aquelas pessoas que eu nunca tinha visto na minha vida?
Num desses sonhos, lembrei-me dessa curiosidade e, muito atentamente, pus-me a olhar para as pessoas que via e a constatar que realmente não as conhecia, mantendo o mistério: "Como é que estas caras vêm parar ao meu sonho?"
O mesmo acontece com localidades, edifícios, etc.

Sendo eu comediante, já cheguei até a testar material de stand-up comedy nos meus sonhos, tenho até criado material novo. Claro que, no sonho, tudo tem mais piada.

Os sonhos, já por si, são um mistério. Ter sonhos lúcidos é aproveitá-los ao máximo. Posso voar quando quiser, transformar-me no que quiser, quando quiser, controlar o meu sonho como eu quero. E saber que o estou a fazer dentro do sonho. E nada melhor do que estudar os mistérios de um sonho, estando dentro dele... e ter a percepção disso.


1 comentário:

Eduardo Ramos disse...

... sonhos lúcidos!
Isso tem nome:
BEBEDEIRA!