25 de agosto de 2010

Portugueses no mundo

É espantoso como os repórteres conseguem encontrar portugueses em qualquer lugar. Parece que a notícia não é o feito notável que uma determinada pessoa fez, mas se é descendente de portugueses.
Um dos casos foi de uma cantora que concorreu ao Ídolos 2009 americano. Ninguém falou dos que estavam em 1º lugar ou os favoritos, mas falou-se de uma rapariga que estava entre os 10 primeiros... e que era descendente de portugueses. Nada mais interessou naquele concurso. Quem fica em 1º lugar? Não interessa. Interessa sim, é que há uma descendente de portugueses.
Não sei se já repararam mas, sempre que há uma catástrofe fora do país, antes de dizerem quantos mortos e feridos houve, dizem sempre que não há portugueses entre as vítimas. E parece que o dizem com tristeza, porque assim, a notícia não é grande coisa. Não há muito a dizer. Agora, se houvesse portugueses entre as vítimas... Ah, isso sim. Notícia de 1ª página.
Até descobriram que o Tom Hanks tem avós portugueses, tal foi a pesquisa e perguntas feitas ao actor. Às vezes parece que eles dizem isso só para calar os repórteres. Mas isso não resultaria, porque eles ocupariam todo o seu tempo a descobrir se era mesmo verdade.
Quando há alguém que faz um feito admirável, um salvamento heróico, ganha um prémio importante, a notícia mais importante é se tem portugueses na família.
"Lars Johansson, sueco, 45 anos, tem avós portugueses. Os avós são originários do centro histórico de Tomar, onde ainda vivem numa casa típica e mantém contacto com o seu neto. Ah, e para quem não sabe, Lars acabou de inventar a cura para o cancro, mas o que importa é que tem descendentes portugueses."
A sorte que o Bin Laden tem em não ser português. Senão os repórteres tinham-no descoberto 1 dia depois do 11 de Setembro.

Sem comentários: