9 de fevereiro de 2010

Highlander - Duelo Imortal

O meu filme preferido é o Highlander. Quer dizer, nem posso só dizer que é o filme, mas tudo o que rodeia o conceito do Highlander. Sejam os filmes, as séries, a história, os artefactos, etc.
Confesso que, a primeira vez que vi o 1º filme, não gostei muito e achei confuso. Mas a pouco e pouco, fui percebendo e acho todo o conceito Highlander das coisas mais originais que já conheci e que foram criadas por Gregory Widen.
A ideia é esta: há várias pessoas entre nós que são imortais, com centenas e até milhares de anos de vida. Não conseguem morrer, excepto de 1 só forma: se lhes cortarem a cabeça. Todos eles estão envolvidos num jogo (The Game) que tem uma regra simples: Só Pode Haver Um. Para chegar a esse ponto, os imortais lutam entre si, até um cortar a cabeça ao outro. Quando isso acontecer, o vencedor recebe toda a energia e conhecimentos da "vítima" através de uma descarga de poder chamada Reviver (The Quickening). Quando chegar o momento final, chamado A Reunião (The Gathering), o único imortal que sobrar, receberá o prémio final (The Prize), que consistirá no poder do conhecimento.
Se isso fosse verdade, gostavas de ser um imortal? Tem as suas vantagens... O conhecimento e a sabedoria de alguém que sempre esteve nos locais e presenciou tudo. Mistérios que só alguém que viveu muito sabe. Haver muito mas muito tempo para fazer tudo o que se quer. Mas também há desvantagens. A solidão, pois estar com alguém que se gosta pode ser muito perigoso. Ver as pessoas que se gosta envelhecer e morrer.
Mas o conceito é fascinante. E não só. Toda a história do Highlander é mais centrada num dos países com uma das mais extraordinárias histórias do mundo, a Escócia. Paisagens espectaculares, castelos, poderosas espadas e a bela música celta.
O franchising já vai longo: 5 filmes longa-metragem, 1 série de 5 épocas, 1 spin-off de 1 época, 1 série de animação de 2 épocas e 1 filme de animação longa-metragem. Sem contar com os jogos de computador e outras coisas.
A meu ver, o 1º filme "Highlander", o 3º "Highlander 3-The Sorcerer" e a série "Highlander-The Series" são os melhores e os mais fieis à verdadeira história.
Quando eu crescer quero ser um imortal. Mas que tenha nascido nas Terras Altas da Escócia. Que também fazem bom whisky.

"There can be only one."

Sem comentários: